SL Alimentos conquista o inédito prêmio “Inovação em Sustentabilidade” na Fi Innovation Awards 2023

SL Alimentos conquista o inédito prêmio “Inovação em Sustentabilidade” na Fi Innovation Awards 2023

Considerada a maior premiação de inovação do segmento, a empresa paranaense concorreu com a proteína concentrada de feijão caupi ao lado de outras gigantes do mercado de ingredientes

A SL Alimentos, empresa fundada em 1988 no norte do Paraná, acaba de conquistar o prêmio “Inovação em Sustentabilidade” na Fi Innovation Awards 2023. Criado com o objetivo de incentivar e reconhecer as inovações apresentadas pelas indústrias de ingredientes, alimentos e bebidas, o prêmio contou com uma banca de jurados formada por profissionais C-Level e pesquisadores especializados.

Durante a cerimônia realizada na noite de 16 de outubro, no centro de eventos Rosewood São Paulo, a companhia levou o troféu com a sua proteína concentrada de feijão caupi, que pode ser utilizada para a aplicação em alimentos infantis, extrusados, biscoitos, pães, bolos, suplementos, análogos de carne e proteína texturizada. Além de conter o dobro de proteínas em relação aos demais cereais utilizados pela indústria, o feijão caupi é altamente nutritivo, rico em ferro e zinco, e oferece diversos benefícios à saúde, além de ajudar a prevenir doenças, como as coronarianas, diabetes e o câncer do cólon.

Para o Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação da SL Alimentos, Thomaz Setti, outro importante ganho é que o feijão caupi substitui as proteínas vegetais tradicionalmente importadas, incentivando os produtores rurais a plantarem grãos com alto valor nutricional e que também aumentam a carga de nutrição do solo, recuperando e fomentando a sustentabilidade. “O feijão é o ingrediente do presente e do futuro, porque é obtido sem a necessidade de explorar os recursos hídricos e sem a utilização de reagentes químicos. Para o consumidor, oferece ainda as vantagens de aumentar o teor de proteína dos alimentos e melhora o perfil de aminoácidos, além de contribuir para a segurança alimentar. Estamos emocionados e orgulhosos com esse reconhecimento”, afirmou Setti.

“É uma honra e também uma alegria vencer essa premiação em Inovação e Sustentabilidade, categoria inédita e tão importante na Fi Innovation Awards. Nos últimos anos, temos nos preparado para atender demandas cada vez mais exigentes do mercado e oferecer possibilidades nutritivas, saudáveis e que sejam direcionadas pela inovação e sustentabilidade. Com certeza esse prêmio reafirma que estamos seguindo na direção certa”, comentou Roberta Meneghel, CEO da SL Alimentos.


Negócios, Inovação e sustentabilidade

Dedicada à evolução do setor e às novidades que têm a capacidade de transformar a alimentação, a SL se destaca no mercado B2B como o líder em aveia no Brasil e um dos maiores moinhos de processamento de cereais integrais da América Latina. Este ano, com o slogan “A inovação começa no ingrediente”, a companhia levou para a FiSA (Food Ingredients South America)  toda a sua expertise e um vasto portfólio focado na saudabilidade, indulgência e sustentabilidade. 

Signatários do Pacto Global da ONU desde 2022 e membros do Movimento Ambição Net Zero, o grupo SL tem demonstrado aos mais de 200 agricultores parceiros, os seus compromissos através do Programa de Agricultura Regenerativa e das boas práticas que podem ser comprovadas com a publicação anual do Inventário de Gases do Efeito Estufa, do GHG Protocol. 

Em inovação, entre outras iniciativas, é uma das dez empresas membro da Plataforma Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis (PBIS) que, sob liderança do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), tem a missão de desenvolver ingredientes saudáveis e inovadores a partir de matérias-primas nacionais para fortalecer a competitividade da indústria alimentícia. Além disso, integra o BRDE Labs Paraná, programa de inovação aberta do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) que conecta grandes empresas e startups na busca por soluções em áreas como logística reversa, gestão ambiental, redução de ruídos, ampliação de mão de obra diversa e qualificada, entre outras.


Cadastre-se e receba nossa Newsletter

WhatsApp