Projeto “Arte Por Toda Parte” é ampliado em Mauá da Serra (PR)

Projeto “Arte Por Toda Parte” é ampliado em Mauá da Serra (PR)

Com cinco polos no Brasil, o projeto, através de oficinas de arte, promove a saúde, a cultura e a educação

    O projeto “Arte Por Toda Parte” inaugura, no polo da cidade de Mauá da Serra (PR), o início das atividades na Escola Municipal “Maria Baueb Jamus”. A solenidade será amanhã, quarta-feira, (02), às 10h, com as presenças da Secretária Municipal de Educação, Vânia Alencar Coutinho dos Santos, da idealizadora do projeto, a artista plástica, Patrícia Muniz, da professora e artista plástica, Mariana Schaffer, da área pedagógica do projeto de representantes da SL Alimentos, empresa apoiadora do “Arte Por Toda Parte”, no município.

    Em março, o projeto iniciou na Escola Municipal Sandra Maria e até o final do ano deve beneficiar, em Mauá da Serra, 270 alunos da rede pública de ensino. São crianças de cinco a 11 anos, que receberão oficinas de desenho, pintura, cerâmica e arte, promovendo saúde, cultura e educação. 

    O projeto “Arte Por Toda Parte”, que tem uma de suas oficinas premiadas pela UNESCO, está acontecendo em cinco polos no Brasil: Londrina (PR), Mauá da Serra (PR), Porto Alegre (RS) e região metropolitana; Aporé (Goiás); Monte Alto (SP). Já passou por escolas no Estado de Santa Catarina e começa as negociações para a abertura de um polo no Espírito Santo.

    Em Londrina, o Projeto “Arte Por Toda Parte” iniciou em maio de 2022 na Escola Municipal Professor José Gasparini, no Conjunto Farid Libos (parceria com a Sec. Municipal de Educação). Durante cinco meses cerca de 400 crianças e adolescentes puderam participar das oficinas do projeto que movimentou a escola e envolveu os estudantes, professores, colaboradores e pais. Este ano o projeto atendeu uma escola com crianças e adolescentes autistas e o Instituto Roberta Miranda (instrução e trabalho para cegos), com material em braile e contou com o apoio da Viação Garcia.

    O projeto trabalha através das oficinas a contenção, a parte motora, a criatividade, a concentração. “Percebemos que as crianças vencem alguns limites com o projeto, de coisas que pensavam que não conseguiam fazer e agora conseguem”, diz Patrícia Muniz, criadora do “Arte Por Toda Parte” e presidente do Instituto Arte Por Toda Parte, com sede em Londrina e filial em Linhares, no Espírito Santo. Os números até o momento são representativos, com atendimento a mais de 16 mil jovens, entre quatro e 16 anos, com a realização de  cerca de 550 oficinas.

Serviço:

Projeto “Arte Por Toda Parte”

Onde: Inauguração de atividades na 

Escola Municipal Maria Baueb Jamus

R: Cidraque Pereira, 353/Mauá da Serra-PR

Dia:quarta/02-08 / Horário: 10h

 

Serviço de imprensa:

Alea Comunicação. (43) 9.9101.1080

Jornalista: Andrea Monclar –Mtb: 15.823/SP

 

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

WhatsApp